CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO


Metodologia de Ensino

 

Os princípios metodológicos são descritos a seguir:

  • Atividades. Se por um lado a modalidade EaD exige mais do corpo docente em realizar um trabalho conjunto, por outro, essa interação entre as diferentes disciplinas propicia uma maior interdisciplinaridade e oportuniza ao estudante a compreensão de conteúdos que possam ser trabalhados e articulados entre si por diferentes disciplinas. É importante ressaltar que a EaD da UFSCar tem uma proposta metodológica que consiste em:

  • Atividades assíncronas, como leitura, participação em fóruns, wikis e tarefas possibilitando que o aluno realize as atividades em seu tempo disponível, respeitando as datas de entrega;

  • Atividades síncronas, pela participação em webconferências e chats;

  • Atividades de encontros presenciais obrigatórias, realizadas preferencialmente aos sábados, sendo os horários acordados com cada professor. Poderão ser realizados por meio de webconferências.

  • Atividades Presenciais:

    • Abertura do Curso no dia 30 de setembro de 2017 e;

    • Atividades avaliativas das disciplinas no polo de São Carlos realizadas em datas previamente estabelecidas e divulgadas aos alunos professores cursistas;

    • Avaliação final com a defesa do Trabalho de Conclusão do Curso.

  • Favorecimento de processos interativos. A organização do processo de ensino e aprendizagem em cada disciplina/módulo deve oportunizar momentos de interação entre os envolvidos no processo: aluno-aluno, aluno-professor, aluno-tutor, tutor-tutor, tutor-professor, coordenador da disciplina. Para que isso possa ocorrer, a EaD da UFSCar sugere a organização dos conteúdos em Unidades ou Etapas de Aprendizagem. Cada uma dessas unidades reúne um conjunto de temas e assuntos a serem abordados pelo professor num intervalo de tempo variado, geralmente de uma ou duas semanas. A partir das Unidades/Etapas de Aprendizagem, o professor tutor orienta o estudante na organização da sua agenda para o estudo desses conteúdos, na realização das atividades propostas e na motivação ou estímulo à interação no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).

  • Dinâmica das disciplinas: As disciplinas são divididas em Etapas em que um novo tema é disponibilizado aos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Após realizar as leituras e a execução das atividades interativas e colaborativas, solicita-se que o estudante poste as atividades para análise e elaboração do feedback pelo professor especialista/tutor. Em interação com os colegas, os alunos finalizam as atividades de modo que, ao final do período, o tutor possa fazer o fechamento das atividades e enviar um relatório sintético para o professor coordenador da disciplina. De posse dos relatórios de todos os seus tutores, o professor especialista prepara um texto sintético para orientar os alunos a iniciar uma nova Etapa. Esse processo é importante também para o aluno professor cursista, pois ao final de cada módulo o estudante será avaliado permitindo que o professor tenha uma visão geral da situação de sua sala para adequar as atividades às necessidades que surgirem.

  • Atividades presenciais. Os cursos de especialização na modalidade EaD na UFSCar preveem alguns momentos presenciais. Assim, uma parte da informação e de conhecimentos construídos é desenvolvida a distância e outra, que envolve atividades e avaliações específicas, realizada presencialmente. Os encontros presenciais fixos serão previamente agendados com o tutor presencial nos polos para que todos possam organizar sua participação. Eles também poderão ser realizados por meio de webconferências dadas no início de cada disciplina

  • Tutoria virtual. O modelo de tutoria virtual da instituição prevê um tutor para cada grupo de alunos, podendo atuar em apenas uma oferta de cada vez. Desse modo, os tutores são especialistas no conteúdo da disciplina e trabalham com grupos pequenos (interagindo entre si), para garantir o acompanhamento processual da aprendizagem dos estudantes, com enfoque para orientações e avaliação a cada atividade desenvolvida e atendimento a dúvidas gerais, promovendo a qualidade do processo.

  • Materiais educacionais. Os materiais educacionais dos cursos da modalidade EaD da UFSCar são compostos por diferentes mídias: textos (especialmente os do MATEM@TICA NA PR@TICA, ilustrações, áudios, vídeos, animações e simulações distribuídos por meio de diferentes tecnologias: virtual (ambiente virtual de aprendizagem), digital (DVDs), impressa (livros, guias), móvel (celular, mp3 e mp4 player) e webconferência. As diferentes mídias e tecnologias são utilizadas de forma complementar, procurando prover materiais educacionais que favoreçam os diferentes estilos de aprendizagem e o acesso por meio de diferentes tecnologias. A maioria do material utilizado no curso será a coleção Matem@tica na Pr@tica aprovada pelo MEC.

 

Administração

ACESSAR