CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO


Sistema de Avaliação

 

As avaliações do desempenho do estudante professor cursista serão regidas pelas políticas de avaliação de aprendizagem nos cursos à distância e de especialização (Pós-graduação Lato Sensu) da UFSCar

O estudante será avaliado em três situações distintas:

  • durante a oferta das disciplinas, a partir de atividades realizadas a distância, como pesquisas, exercícios, e outras tarefas planejadas para o desenvolvimento da disciplina;

  • durante os encontros presenciais pré-agendados, a partir da realização de provas, apresentação de trabalhos e realização de outras tarefas propostas no encontro; e

  • ao final do curso, com a aplicação da aula inovadora , elaboração da monografia do TCC e respectiva defesa perante uma banca examinadora.

Na EaD-UFSCar, a avaliação é compreendida como um processo de coleta de dados para a emissão de juízo de valor com a finalidade de tomar decisões. Como é processo, deve ser feito ao longo da disciplina. Como é de coleta de dados, são necessários vários instrumentos que permitam saber de diferentes maneiras o que o estudante está compreendendo sobre o assunto abordado. É por intermédio dos resultados que poderá ser avaliado se os objetivos foram atingidos ou não e quais devem ser as ações para as próximas etapas, pois o objetivo final é que o estudante compreenda e alcance as metas estabelecidas pelo curso.

O processo de avaliação do curso se configura da seguinte forma: avaliação contínua, avaliação presencial e monografia:

  • Avaliação contínua: procedimentos de avaliação, realizados por meio de atividades virtuais e/ou presenciais que visam acompanhar o processo de ensino e aprendizagem no decorrer da disciplina.

  • Avaliação presencial: procedimentos de avaliação realizados simultânea e presencialmente no polo, na UFSCar ou em locais determinados, e visam obter uma medida da aprendizagem do aluno professor cursista ao final de um ciclo de aprendizagem ou da disciplina e considera o conjunto dos conteúdos tratados nessa etapa.

  • Monografia: Através da monografia o professor cursista deve demonstrar capacidade de definir, analisar e tratar uma temática relevante para a implantação de uma aula inédita. A monografia é individual e será desenvolvida após o cumprimento e aprovação das disciplinas.

Quanto às avaliações que serão realizadas no curso destacam-se:

  1. Avaliações contínuas: Serão avaliadas as diferentes atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação presencial ao final da disciplina. As notas serão de zero (0) a dez (10). As atividades não avaliativas não serão computadas para a média final, no entanto, podem ser utilizadas nos critérios de contagem de frequência.

  2. Avaliação final presencial: Ao final, será considerado aprovado o aluno que obtiver uma média final igual ou superior a sete (7,0), em todas as disciplinas (incluindo o TCC).

  3. Avaliação de recuperação: Poderão realizar a avaliação de recuperação nas disciplinas aqueles alunos que, ao final das avaliações da disciplina, obtiverem a média final igual ou superior a quatro (4,0) e inferior a sete (7,0). Neste caso, a média para aprovação continua a ser 7,0 (sete), sendo que para seu cálculo será considerada a média entre a média final (anterior à recuperação) e a nota da avaliação de recuperação.

  4. Trabalho de conclusão de curso: será avaliado por uma banca examinadora composta por pelo menos dois (2) professores indicados pela coordenação do curso. A defesa do TCC ocorrerá na UFSCar. A nota mínima para aprovação, seja nas disciplinas, seja na monografia, é sete (7,0). A ausência na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) poderá ser aceita somente mediante forte justificativa e se aceita um novo agendamento poderá ser considerado pela coordenação do curso.

Será considerado aprovado na disciplina, o professor cursista que obtiver uma média final, igual ou superior a sete (7,0) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades curriculares indicadas pelo professor no plano de ensino de cada disciplina. Da mesma forma será considerado aprovado no curso, o professor cursista que obtiver aprovação em todas as disciplinas e aprovação no TCC, monografia final.

Certificações: O professor cursista que for aprovado em todas as disciplinas e no TCC receberá um certificado do Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio.

Se por algum motivo o professor cursista reprovar ou não concluir no tempo previsto o Módulo III (Trabalho de Conclusão do Curso), e tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos módulos I e II, poderá requerer uma declaração das disciplinas aprovadas.

Obs. O aluno professor cursista que eventualmente for reprovado em uma disciplina será automaticamente desligado do curso.

Obs. É previsto que o aluno professor cursista deverá dedicar pelo menos 10 horas semanais de estudo para participar do curso.

Os certificados serão emitidos pelo Programa de Educação Continuada em Matemática da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar (ProEx)

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